domingo, 31 de agosto de 2008

Cegueira seletiva.



Estamos vivos.
Estamos vivos?
Afirmar ou indagar nos permite também negar.
Tudo depende da forma como se encara a vida.
Há os que crêem que viver está intimamente ligado a apegar-se: seja aos seus bens, coisas,matéria, pessoas ou a si mesmo(Talvez o pior tipo de apego,pois leva ao culto do ego, consequentemente a um egoísmo exacerbado que limita sua visão).
Há os que crêem que viver é ter prazereres desenfreados ou resultados imediatos para suas ações(e a tão famosa paciência firma suas raízes no segundo plano,quando nunca deveria sair do centro das atenções). Encaixemos aí a intenção exposta de receber por suas ações, de agir segundo tudo o que pode voltar até ou para você.
Há os que crêem ainda que viver está ligado a perseguição de informações e teorias, pois essas permitem alcançar posições importantes perante os outros e perante a si mesmo(e aquele caminho do ego, anteriormente, pode passar por aqui também). Portar informações permite imposições que nem sempre têm razões de existir,mas como permite também a ilusão de mando e comando, claro que será desejada e admirada por muitos. Mas o pior de tudo com as informações é pensar que nelas encontraremos todas as respostas...e nos tornamos caçadores delas,e ficando cegos ao porquê da caça, seguimos com armas em punho, defendendo-nos do que não pareça passar pelo crivo da cultura, dita "erudita". É vergonhoso confessar,mas já incorri neste erro de buscar fora as respostas para meus questionamentos interiores, para as ânsias que meu corpo por completo:histórico e independente de tempo desejou.
Felizmente o sagrado e o rotulado profano (que nem o é tanto assim) sempre interferem em meu caminho. E consegui descobrir a obviedade que informação nada mais é que um conhecimento vivenciado por outraS pessoaS...Insisto:por outras pessoas.Enquanto descobrir que Eu posso vivenciar meus próprios conhecimentos, e claro,aprender com aqueles que já foram experimentados por outros, mas sem me submeter a eles é magia interna,única mas nunca deve ser abandonada. É de escolha de cada um ouvir esta voz própria,consciência, livre arbítrio-seja lá o nome recebido- cabe ao Eu decidir...mas sempre conscientes de que as sinalizações e avisos do sagrado nos chegam,sempre...insistentemente eles se expõem ao nosso redor,no contato com pessoas que nos dizem coisas que tocam, nos fatos, nos pequenos e grandes acontecimentos que vivenciamos.
Um dia pensei que a cegueira poderia ser induzida...talvez sim,mas hoje estou certa que ela é apenas induzida àqueles que querem e consentem. "Ninguém te faz sentir inferior sem o teu consentimento"....Ninguém te faz sentir nada sem o teu consentimento. Não me canso de repetir porque entender alguns preceitos com tudo:de corpo e alma,requer treinamento,repetição,hábitos positivos enraizados.Nossa cegueira seletiva encarrega-se em teimar que a gente se contente com o mundinho que ela permite enxergar,e nada além.Triste se permanecermos nesta cegueira...já que tão visível é que :"O desconforto anda solto no mundo...e você sempre junto ,e você sempre atento ao que menos importa."Por dádivas divinas e vontades sinceras humanas, é possível alcançar uma luz que mostra a sabedoria dos lugares e pessoas mais simples.

Os maiores sábios nasceram nos lares mais humildes e mataram suas sedes de informação em suas águas pessoais, e junto àa "água viva" que Deus oferta gratuitamente a todos nós,todos os dias, junto ao sopro que nos permite olhar tantas dinâmicas de cores, tantos gestos dinâmicos de espírito, tantas coisas além do que nossos sentidos humanos podem chegar...e a alma consegue alcançar. "O carpinteiro de Nazaré entalhava madeira com as mãos e com palavras, a emoção humana. Como pôde alguém de mãos tão ásperas ser tão hábil em penetrar nos segredos de nossa alma, de incendiar os corações?" Jesus foi grande e é o mais enfatizado hoje...(não sem razão)...mas...Tantos são os mestres,tantos são os sábios...e como Ele, muitos não expõem orgulhosamente seus diplomas em paredes que um dia cairão, mas o levam em seu recanto interno, no altar do coração...e a esses são reservados os melhores lugares, o maior lugar :o da verdadeira e inquestionável paz.


Não me cabe rotular,julgar ou apontar os cegos seletivos. Mas me cabe alertar a fim de atentar a quem deseja ser livre, a luz que existe em volta e por todo o redor do tapa olho tecido em nós...e que podemos retirar.
Se de tuas mãos não envias a felicidade nas mãos de outro ser, mas compreende que a ti,e somente a ti ela pertence...Se teus olhos ainda absorvem um pouco de luz e captam aquilo que não se pode ver e apenas sentir, sinta...estás vivo? Estás cego? Após responder a tais perguntas...tranforme-se. Transcenda-se.

"E a fé que me foi dada,conquistada, me veio como um sopro ao instrumento, criando vida e me dando o que de melhor há em mim: o amor e a compreensão de que através de mim mesma e de minha centelha divina,posso alcançar os céus...e quem sabe ainda, 'informá-lo'a outros para que percorram por si próprios,seus próprios caminhos...e céus pessoais,que nada excluem e nada julgam."


Nenhum comentário: