sexta-feira, 28 de março de 2008

As grades do medo e do egoísmo.


É fácil dizer a todos que acredita em tantas coisas,que tem coragem para enfrentar as mais variadas situações,que com você as coisas correm sempre bem,que a preguiça não te ataca nem mesmo a má vontade em agir perante algumas circunstâncias. Mas como já disse alguém, "há uma grande ponte entre falar e fazer". Basta passar por uma situação em que precise das pessoas,basta precisar do testemunho de alguém para defender-lhe de um ataque que tantos viram,dentre estes tantos não se encontra um que tenha a atitude de enfrentar a situação e ficar do seu lado ou,ocasionalmente ,encontrará apenas alguém elevado o suficiente para não permitir-se a omissão.
Em reuniões de meu trabalho,muitos levantam as vozes para falar do acontecimento do dia,querendo demonstrar com suas palavras o quanto faz e "É" dentro de seu ambiente profissional...Mas quando se fala em união perante a humilhação de um dos nossos,ou mesmo de um ser humano,que tem vida como nós, as vozes se calam. Em palestras tantos depoimentos sobre fatos bonitos e felizes,mas ali,no dia-a-dia,quem é mesmo que cumpre tudo que sua consciência lhe dita como certa,esta,que ninguém nos pode roubar a não ser nós mesmos? Estou indignada,e mesmo que ninguém leia, aqui está uma das minhas formas de desabafo.É bom viver e agir sempre de forma a não precisar de ninguém,a adquirir independência o quanto possas pois quando precisares,na prática,de alguém que te defenda,poucos serão aqueles que NÃO se acovardarão.Nem de longe estou pregando a auto-suficiência,porque esta também não me é bem vista,pensar que se pode tudo sozinho é no mínimo,um ato de egoísmo. Mas infelizmente a realidade nos pede firmeza,que sejamos capazes de arrancar fora as ervas daninhas o quanto pudermos,e virar mesas de templos humanos irracionais,dentro de cada um,como fez Jesus com atitude ao mandar fora os mercadores...Atitude?Não sei mais onde encontro isso,está cada vez mais rara. E depois ainda perguntam por que a justiça em nosso país é tão ruim ou porque existem tantas pessoas que abusam do poder,da falta de bom senso, da liberdade que possuem mas que esquecem que termina "quando começa a do outro" e do quanto o respeito hoje em dia virou um artigo de luxo.

Tão bem retrata este meu sentimento,depois de passar por delicada situação o poema "No Caminho, com Maiakóvski" que era (quase) sempre creditado ao russo Vladimir Maiakóvski (1893-1930)e que hoje dizem ser de Eduardo Alves da Costa,brasileiro. Não sei de quem é ,mas o sentimento humano presente independe dos nomes,creio que muitos de nós sentimos isso...


"[...]

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."


Fotos[ Do Blog maravilhoso da Cris: http://www.pedacosdepessoa.blogger.com.br/)

Nenhum comentário: